"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

28/08/2007

Este homem era um sábio

28/08/2007
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa

Faz tanto sentido não faz? A única coisa que ele não diz, é o quando, quando é que é o tempo da travessia. Qual será o sinal que nos indica que chegou a hora?
Acho que esse é que é o mistério, é isso que faz com que a nossa vida seja nossa, e não algo pré definido.

4 diga lá:

amora disse...

Fazem todo o sentido as palavras do poeta assim como faz sentido a dúvida que a seguir expões. É verdade que devemos mudar de roupa e caminhos mas quando fazê-lo e como fazê-lo é o busilis da questão e só cada um individualmente deverá saber a resposta.

beijos grandes desta amiga que agora padece do "holidays blues"

Cocas disse...

Sem dúvida que deve haver mudanças... como seres humanos precisamos disso, mas acho que estamos numa altura que a maior parte das pessoas fica em banho maria, sabes? Deixa andar...

Quem me dera tb perceber a questão que poes... e só nós temos a nossa própria resposta, sem ajudas visuais, isso é que torna tudo mais dificil.

Beijinhos
Cocas

Maganita disse...

Palvras sábias, as tuas e as do Pessoa. Aqui e lá. Obrigada!
Já me estou a curar do cinzentismo.

Faz todo o sentido. Perder essa noção de transformação é limitar o que podemos ser no futuro...

Boas caminhadas, miga.

Mary disse...

É um grande poeta, muito bonito!
E as tuas dúvidas sem dúvida pertinentes.
Bjs

 
Design by Pocket