"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

29/04/2005

Parabéns

29/04/2005

Parabéns, Naomi, bastaram 8 dias, para pedires para fazer xixi durante a noite. Depois é caminha e dormir até de manhã. Menina Bonita!

15 dias

Hoje faz 15 dias que foste embora.
Parece que foi ontem.
Ficou um grande vazio, foram 15 dias sempre a recordar-te.

28/04/2005

Em grande

28/04/2005
Pois é, cada vez me convenço mais, que ter um cachorro é mais ou menos como fazer compras com o cartão visa, naquele momento, - ai tão lindo que é, e que bem que me fica, e depois, é, que é o pior, as prestações….. lol
A Naomi, esta em grande, hoje ás 03h da manhã ouvi barulho de patas no chão, fui ver e ….não, não era o Octávio, nem tão pouco neve, era a Naomi com um osso na boca, tive que a por a dormir, ás 05h, acordou para ir á casa de banho, ok, valeu a pena porque, fez um xixi e tudo e tudo e tudo, voltou a dormir até as 07h30, desde era hora já:
Comeu uma planta (acho que vou ter que lhe fazer uma salada, para acabar com a mania de comer plantas)
Destruiu o meu chinelo
Virou uma floreira
Entornou comida para cima de mim (tive que mudar de roupa, pois que remédio)
Mordeu a vassoura, ufa!!!maluca!!!!!!!
Basicamente, sempre que não esta a dormir (que felizmente ainda são algumas horitas) e a ressonar, esta a morder, TUDO, mas mesmo Tudo, sofás, rodapés, pés (humanos ou não), papeis, plantas, chinelos, etc….parece-me que gosta de variar, enfim muita animação!:0)

Querida amiga, não consigo deixar de pensar em ti, sabes, eu achava (sou uma grande achologa), que o melhor estava, ainda para vir, que agora, como tu tinhas mais espaço, eu com mais tempo para estar perto ti, e tu mais crescidinha, ias adorar e aproveitar bem esta tua nova casa, afinal, o melhor já tinha passado e eu não sabia!, não consigo, também, deixar de pensar que esta nova amiga, é muito sortuda, eu e o teu dono somos muito mais tolerantes para ela do que fomos contigo, e ela, como tem mais espaço, faz menos asneiras que tu, pois pudera, tu tinhas que ficar fechada todo o dia!
Querida Inca, é a tua estrela que me guia, mas, mais uma vez não consigo deixar de pensar que agora que tu tinhas tanto, é que essa doença terrível te levou para longe de nós, não é justo, tinhas todo o direito a ficar mais tempo, perto de nós! Tenho tanta pena, e tenho tantas saudades tuas.
Eras assim, linda, em 2001.

27/04/2005

Noami

27/04/2005
Naomi
Do hebraico "agradável"

Também conhecida por: Mafarrica, preta, negra, barriguitas, gorda,conguita e Bijagós*.


Bijagós: povo africano, natural do Arquipélago dos Bijagós,( grupo de ilhas situadas na costa africana, ao largo da Guiné-Bissau).

Vaga saudade, tanto (3-8-1934)

Vaga saudade, tanto
Dóis como a outra que é
A saudade de quanto
Existiu aqui ao pé.

Tu, que és do que nunca houve,
Punges como o passado
A que existir não aprouve.

Fernando Pessoa


26/04/2005

NAOMI

26/04/2005
Esta é a Naomi, nasceu no dia 04 de Fevereiro, e pesa 8 kg.
È muito doce e sociável, adora brincar e morder (principalmente os chinelos dos donos), gosta também muito de comer.
Já destruiu uma planta, :(
Gosta também muito de mimos (quem não gosta?) e de colo.
Esta a ter as primeiras aulas de higiene, que não tem corrido muito mal!
Hoje vai levar as primeiras vacinas.

Saudades

Trago um buraco no futuro
Traz presentes fugidios
E memórias de navios

E traz tanta confiança
Que se é sempre criança
Mesmo quando não se quer
O que foi não volta a ser

O que foi não volta a ser
Mesmo que muito se queira
E querer muito é poder
O que foi não volta a ser

Pode vir algo melhor
Embora sempre pareça
Que o pior está por vir
Nunca se deve esquecer

Não há volta Sem partir
O que foi não volta a ser

letra: Tim
música: Xutos & Pontapés
.


22/04/2005

Cheira-me

22/04/2005

Cheira-me, que, logo mais para o final da tarde, vou ter ao meu colo uma nova amiga de 4 patas, e com a tua estrela a guiar-me, vai ser o início de uma grande amizade.
Sabes, antes de ter comigo, tive outra amiga, a lasse, que me acompanhou durante 11 anos, ajudou-me a crescer, a repartir, e com ela aprendi que um amigo de 4 patas, não é um brinquedo, muitas vezes tinha que parar de brincar, para lhe dar banho, comida, etc, ela era muito ciumenta, e também, tal como tu, muito minha amiga, morreu de velhinha, quando eu tinha 22 anos! Durante meses, sonhei com o ladrar dela, acordava com a sensação que ela estava novamente ao pé de mim, demorei a ter outro cão, e depois, esse cão, não era bem meu, estava pouco tempo comigo e eu estava sempre a fazer comparações com a lasse, hoje sei que esse não é o melhor caminho, nenhum amigo pode substituir outro, o amor não se quantifica, ama-se apenas.
Agora, que sou mais crescidinha, e depois da tua ajuda, não vou cometer o mesmo erro, é muito importante para mim repartir os meus dias com um amigo de 4 patas, posso dar e receber, essa troca, faz de mim uma pessoa melhor, por isso, logo, eu mais o teu dono vamos buscar uma nova amiga.
Conto contigo para me guiares, linda!

8 dias

Querida amiga, faz hoje 8 dias que tivemos que nos despedir de ti.
Fica esta mistura de sentimentos; saudade, tristeza e ao mesmo tempo, muita gratidão, por todos os bons momentos que vivemos.
Sinto que estas sempre perto de mim, num lugar cativo no meu coração.
Mais uma vez muito obrigada por tudo o que me deste.
Linda.

.

21/04/2005

Quando o telefone tocava......

21/04/2005
Era sempre assim, quando antes de sair, se o telefone não ficava guardado numa gaveta, quando chegava e não via o telefone, já sabia, tinhas enterrado o telefone no jardim, não sei porquê, mas nunca foste grande amante das telecomunicações.

PS: Também não gostavas muito de ler, acho que te dava sono.

.

20/04/2005

Gostavas/não gostavas

20/04/2005
Gostavas de comer Melão (????)
Não gostavas de tomar banho.
Gostavas de sopa (????)
Não gostavas de gatos!
Gostavas de brincar com pedras;
Não gostavas de sacos de plasticos do Lidl, nem de motas,..
Gostavas de morder nas garrafas de água vazias,

Nota: Tonta!

De manhã


Sinto, também falta do teu calor, na minha cama de manhã. Não querias deixar que o teu dono chama-se por mim, conquistavas espaço na cama, e devagarinho, eu tinha que sair, era um acordar lento, que provocava sempre um sorriso a quem assistia. Linda!

19/04/2005

Obrigada

19/04/2005
Obrigada, por todos os comentários, aos conhecidos e aos desconhecidos.
É bom saber que não estamos sozinhos,beijos a todos

IC

Cheiro a…….. Patas de Inca

Sinto, também, falta desse teu cheiro, o cheiro a patas de Inca, não era que fosse muito bom, principalmente no carro, e, depois de uma corrida, ou depois de uma patada na minha cara, para eu te deixar sossegada, mas vou ficar sempre com esse cheiro, cheiro de patas molhadas e não muito limpas, cheiro a patas de Inca….

18/04/2005

Devagarinho

18/04/2005
Devagarinho as lágrimas vão secando,continuo a procurar ver as tuas orelhas ao portão, não as encontro...fazes-me muita falta.

Dia zero

É sempre o pior. As recordações estão muito frescas e as saudades já são muitas, amanhã vai ter que ser menos mau.Tudo me faz lembrar de ti, nada é igual e o sol brilha menos um bocadinho.Adoro-te minha linda!

0 pesadelo continua

Mentira, o desejo não se realizou! É mesmo verdade, querer não é poder! Estavas pior, muito pior, caíste da escada, já não conseguias andar, agora, além das patas de trás também uma da frente não respondia, ao teu desejo e necessidade de andar, caías, e por isso preferiste ficar deitada na tua camita, a tua cabeça, o teu olhar desejava uma coisa, mas o teu corpo pregou-te uma partida. Nessa tarde pioraste, no final do dia, 18h, os teus donos despediram-se de ti, e tu foste embora, para nunca mais voltares. O que é irreversível é sempre assustador e é sempre muito doloroso quando temos que nos separar daquilo que amamos. Vou amar-te para sempre minha querida, deste-me muito e contigo tive o privilégio de viver muitas coisas que sem ti nunca poderia ter vivido.Obrigada minha linda!

O inicio do pesadelo

Ficaste doente, pensei que era por teres mudado de sítio, pensei que era algo passageiro e que daqui a uns tempos voltasses a ficar bem. Algo me dizia que não, (parvoíces de mulher?). Tive sempre um mau pressentimento em relação á tua doença, desde então não ficaste verdadeiramente bem. Depois de muitos exames e idas á veterinária e de mais uma mudança de casa, ficaste bastante melhor, tal como a publicidade eu achei que ali ias ser feliz, tinhas espaço, e parecias feliz, embora ficasses a chorar sempre que ficavas sozinha, estás a habituar-te aos passeios, idas ao supermercado, etc…
No dia 1 de Abril de 2005, tiveste uma convulsão muito violenta, estavasmos só nos as duas, pensei que era o teu fim. Senti-me muito impotente, apesar do meu amor por ti , a natureza estava a dizer-me que não seria a quantidade do meu amor que te podia salvar. Estavas doente, muito doente, e o amor não salva nada, tem realmente muito poder mas não esse, parece que me estavas a dizer :prepara-te dona que vou ter que ir embora! Eu não queria acreditar, só tinhas 4 anos, ainda não tínhamos usufruído uma da outra tudo o que tínhamos direito, mas o meu coração ficou um bocadinho angustiado, o recado cá ficou.
Ainda ficaste comigo mais 15 dias, nesse tempo brincaste, foste para a praia cavar buracos, roubaste amêndoas, que não podias comer, porque estavas a fazer uma dieta, e na 2ª feira conseguiste não sei como (?????), buscar de cima de um armário, uma taça de vidro, sem a partir (???????????)e tirar de lá de dentro, todos os rebuçados e pacotes de açúcar que estavam lá, uma vez maluca, sempre maluca! Comes-te alguns, outros enterras-te, enfim igual a ti mesma.
Eu e o teu dono ainda brincámos contigo, ias buscar a tua bola e provocavas-nos, e lá tínhamos nós que brincar contigo, Linda!
Na 5ª feira o verdadeiro pesadelo começou! De manhã quando o teu dono te quis abrir a porta mal andavas, depois á hora de almoço querias brincar, mas estavas pior, nunca te queixaste, apenas querias fazer as coisas e não conseguias, era uma dor de alma. À tarde levei-te à doutora, não parecia ser nada de muito mau, apenas devias ter dores, com um analgésico ias ficar bem, estavas esperta e brincalhona como sempre e eu fiquei, um pouco mais descansada. Em casa foste esperar o teu dono, estavas ao portão, mal conseguias andar, mas estavas lá, linda! Nessa noite ainda entraste e saíste da sala varias vezes, ainda foste atrás do gato, como de costume, mas o olhar dos teus donos estavam ansiosos e preocupados. O teu corpo não estava a acompanhar o teu desejo de subir para o sofá ou de ir ver que barulho era aquele, lá fora. Fomos dormir na esperança de um novo dia com a nossa menina já melhor e linda como sempre.

Partidas e chegadas

Fomos viver para outra casa, com um pequeno jardim, onde tu podias brincar, apanhar sol, etc.…, ficavas no jardim das 08h ás 19h00, de 2ª á 6ª, quando eu chegava íamos passear, para um olival, solta, porque como diria o teu amigo tio Luís (que tu tão bem soubeste conquistar), era uma indignidade prender uma cadela como tu! Ao fim -de -semana íamos passear, sempre juntos, sempre perto de mim, a tua companhia era imprescindível de tão agradável, querias ir, então ias, pronto!.
Depois a minha vida mudou, e eu fiquei em casa alguns meses, acordava contigo, porque para ti era novidade estar alguém em casa. Depois de me acordares, lá ia eu sentir o cheiro do mar, o vento frio na minha cara, as tuas orelhas baixas por causa do vento, mas sempre a correr e a comer pedras, era uma pancada tua, literalmente comias pedras (um dia engoliste uma, e ficas-te doente, tonta!), ou então ia apanhar pinhas contigo, sentir aquele barulho calmante de que eu tanto gosto, de pisar caruma, e tu sempre a correr e a desafiar-me para brincar, nunca estavas longe, nunca (ou quase nunca) fugias, esse teu olhar doce estava sempre atento.
Antes disso já tu tinhas decidido que não querias ficar no quintal, querias andar dentro e fora, dormir na nossa cama, no teu sofá e ires lá fora ver do Tintim sempre que te apetecia, tu querias, e nós éramos obrigados a aceitar. Entre portas roídas e um ganir constante, portas abertas e uma casa com estragos, tu jogaste com as tuas armas e ganhaste, é assim, querias muito agradar, mas também querias que soubessemos que tu também tinhas uma opinião sobre o assunto.
Devagarinho, voltei a ter que sair, e tu voltas-te a ter que ficar sozinha uma grande parte do dia, tu sabias que tinha que ser assim, e não reclamavas, só pedias em troca um bom passeio, ao final do dia. Pelas 17h30, lá íamos as duas passear, umas vezes estava a chover ou frio mas tu não aceitavas um não como resposta, e lá ia eu.
Em Setembro deste ano a nossa vida voltou a mudar, trocamos de casa novamente, de cidade também. Tal como eu, sentiste falta do teu espaço, das tuas rotinas, mas mais uma vez, deste uma grande lição, independentemente do sitio onde estavas, o importante para ti era estares com os teus donos. Obrigada minha querida, obrigada mais uma vez! Sem ti, tinha sido mais difícil, ainda, viver esses meses (5).
Um dia ao passear contigo, ao final do dia, estava frio e muito vento, uma senhora perguntou-me, se eu não me chateava de apanhar tanto frio por causa de um cão! Que maçada dizia ela! Eu respondi, é uma troca, dar e receber, ela fica em casa sozinha muitas horas, eu passeio um bocadinho com ela, e em troca ela faz-me companhia, faz-me sentir amada e que a minha presença é desejada todos os dias e a todas as horas. Simples, realmente o amor tem destas coisas, para quem não ama, tudo é um mistério, para quem ama é natural e feito de forma espontânea.

A chegada

Vieste, para perto de mim nos primeiros dias de 2001, pequena e assustada, fizeste a viagem de 300 km sempre aos meus pés, calada, quieta e já com esse teu olhar irresistível, que sempre te caracterizou.
Já tinhas nome, as iniciais do meu, eu sabia que seríamos grandes amigas, começou ai o dar e o receber, a troca de sensações e de cumplicidade.
Tu não me conhecias, e eu também, não te conhecia, mas abriste o teu coração para mim, e eu rendi-me incondicionalmente, dormi perto de ti nas primeiras noites, e assisti rendida e estarrecida às tuas primeiras destruições, primeiro pequenas asneiras e um ganir enorme sempre que ficavas sozinha, depois vieram as grandes destruições (portas, sofás, plantas, louças de cristal e vista alegre, etc..) todos os dias uma asneira nova, e cada dia uma pior que a anterior, muitos cocos e muitos xixis, ia passear contigo e demora-se o tempo que fosse, não fazias nada, assim que entravamos em casa pumba!, no jornal lá aparecia o teu presente.
Um dia fugiste, ainda hoje, não sei como conseguiste abrir uma porta blindada e foste passear, que susto!, ninguém sabia de ti, mas, mais uma vez esse teu olhar doce fez com que o segurança do prédio te recolhesse e avisasse onde estavas, durante alguns dias todos falavam da tua façanha! Enfim, muitas aventuras, sustos, estragos, mas essencialmente muitas alegrias, deste tudo o que tinhas, de uma forma incondicional e sem cobranças, só pedias atenção e carinho, essencialmente querias agradar, aos teus donos, e conseguias, de uma forma ou de outra, conseguias sempre.
Conquistaste-me de uma forma indescritível, fazias parte de mim, amar é universal e sempre igual, é morar dentro do teu coração e sentir que moravas também no meu , obrigada querida, aprendi muito contigo, davas tudo, e ensinaste-me a amar.
Nesse fase, a tua dona estava doente, estava a passar um momento doloroso, estava a aprender que a vida nos ensina muitas coisas e que,infelizmente, não basta querer, (mesmo que seja muito,) para ter, tu estavas lá, estavas sempre lá, obrigada minha linda!

O teu olhar

Procuro o teu olhar meigo, com a doçura de sempre e não o encontro por isso fecho os olhos e só te vejo a ti. E estás sempre lá quando fecho os olhos. Queria encontrar-te sem ter de fechar os olhos mas sei que isso nunca mais vai acontecer saudades.....

 
Design by Pocket