"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

10/10/2007

Myanmar

10/10/2007
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Myanmar Myanmar, Mianmar ou Mianmá (a antiga Birmânia ou Burma) é um país asiático, limitado a norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, a sul pelo Mar de Andaman e pelo Canal de Coco (através do qual se chega ao estado insular indiano de Andaman e Nicobar), a oeste pela Baía de Bengala e a noroeste por Bangladesh e pela Índia.
A sua capital é Naypyidaw.
Obteve a sua independência do Reino Unido em 4 de Janeiro de 1948.
Em 1962, um golpe militar leva ao poder o general U Ne Win, estabelecendo um regime comunista que governa ditatorialmente até 1988, quando uma onda de protestos populares obriga a sua renúncia. Ainda em 1988 um novo golpe militar leva ao poder o general Saw Maung, dando continuidade ao regime.
Em 1990, nas eleições para o parlamento, encarregado de elaborar a nova constituição, a oposição vence com ampla maioria, porém, o governo impede sua actividade. O país mergulha em crise política e social, com o governo reprimindo qualquer manifestação da oposição.
No plano económico, a ditadura estreita as relações com a China.
No final do verão de 2007, por todo o país, monges e populares iniciaram um protesto contra a degradação da economia e a situação difícil. Myanmar, que é um dos mais pobres países asiáticos, cortou subsídios aos combustíveis, o que causou a paralisia do fraco sistema económico. A polícia reprime as manifestações pacíficas de maneira extremamente beligerante. Vários mortos e centenas de prisões é o saldo de uma das políticas mais repressivas dos últimos anos ao redor do mundo.Os Estados Unidos, a União Europeia e vários países da zona da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) apressaram-se em condenar as acções do governo militar. Já a China pediu "calma" ao governo e aos manifestantes. O veto chinês impediu uma imediata condenação de Myanmar no Conselho de Segurança da ONU.

Quando era miúda, sempre me fez muita impressão, como é que o mundo tinha deixado acontecer o holocausto? Como é que era possível terem tantos morrido e o mundo ter deixado?Depois fui continuando a interrogar-me e o Chile? e o……tantos países, tanta morte, tanto sofrimento. E o mundo que não faz nada!

3 diga lá:

Clara disse...

Há coisas que realmente...sem palavras.

Quando ao "resto" join the club!

Um abraço

Susana Pina disse...

Não era só quando era miúda, ainda hoje não consigo perceber, para quê tanta guerra, e o que ganham com isso.
Um bj grandeeeeeee
Susana

Lita disse...

É mais uma atrocidade! Se houvesse por lá interesses americanos já tinha sido invadido e o regime já tinha caído. Como não interessa aos americanos...
Infelizmente parece que o holocausto já foi esquecido pela grande parte das pessoas, ou não haveriam situações como esta em Burma e situações piores ainda, como no Darfur!

Um beijinho grande e bom fim de semana
Lita

 
Design by Pocket