"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

09/08/2007

Buçaco 2

09/08/2007
Para os que não conhecem ou para quem conhecem mais já não vá lá há muito tempo, aqui ficam algumas explicações para a minha peregrinação anual à mata do Buçaco. O meu marido brincou muito nesta mata, e foi ele que me espicaçou a curiosidade para este local, e como este é um local inesquecível, cada vez que vou lá digo que vou voltar. Contribui muito também, o facto de ser um local, onde podemos levar a nossa preta maluca sem ninguém nos chatear, é ideal para descansar e passear. A mata fica muito perto da Mealhada e na A1 tem uma saída para lá. Não se preocupem com o estacionar o carro porque existem muitos lugares, para os mais comodistas podem andar sempre de carro, embora claro não tenha metade da piada! Podemos começar por uma vista aos jardins é ao Palace Hotel, do sec.XIX, que é lindo! De estilo romântico, construído sobre o antigo convento do qual só ficou a igreja e claustro. Em 21 de Setembro de 1810, durante a terceira invasão francesa, o general inglês ficou alojado no ainda convento, bem como todo o seu estado-maior, que ocupou quase todas as celas dos frades. Não esquecer de visitar a oliveira onde Wellington amarrou o cavalo ;O).

Em 1810 ocorreu a batalha do Buçaco, onde os Portugueses e os aliados Ingleses lutaram contra as tropas de Napoleão Bonaparte. Para recordar está vitória temos o Obelisco e o Museu militar. Assim que se entra dentro da mata parece que entramos num outro mundo, o silêncio, a variedade e quantidade de vegetação antiga, são uma delícia para os sentidos. Um dos percursos possíveis é fazer a via-sacra, são 3 quilómetros mais ou menos, cada passo está assinalado por pequenas capelas (20, acho eu!); e em cada capela esta representada os vários passos da paixão de Cristo com figuras em terracota. Dispersas pela mata existem algumas ermidas próprias para as orações, de algumas a vista é excelente. Foram construídas entre 1730 e 1750.Por falar em vista, é espectacular a que se avista d um dos pontos mais famosos do Buçaco, a da Cruz Alta. Somos a cada curva brindados com imensas fontes, lagos e umas mesitas de pedra mesmo a convidar a um piquenique.




A mata é enorme está murada e possibilita a descoberta de uma infinidade de recantos e sítios quase mágicos, só se sente os pássaros, o som do vento nas arvores e a água. Em alguns locais o sol não consegue entrar e por isso os fetos e o musgo são donos e senhores. O tempo lá dentro parece diferente, quando acabamos os passeio parece que acabados de entrar.
Recomendo, cá está um local mágico e barato ;O), é de aproveitar!

1 diga lá:

NaRiZiNHo disse...

Este sítio é muito bonito. Já não o visito há algum tempo.
:-*

 
Design by Pocket