"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

06/09/2006

Explicação para o novo penteado da Naomi

06/09/2006



O que é a dermatite atópica?
A dermatite atopica canina (dermatite alérgica, atopia canina) é uma doença com elevada predisposição hereditária, cuja sintomatologia se desenvolve após exposição repetida ao(s) alergeno(s), nomeadamente ácaros do pó ou pólen. A maioria dos cães manifesta os primeiros sinais alérgicos entre o 1º e 3º ano de vida. Devido ao carácter hereditário da doença, determinadas raças de cães, tais como retrievers, setters, dálmatas, boxers, bulldog, poodles, pastores alemães são mais predispostas a serem atopicas, contudo, a maioria dos cães pode desenvolver atopia. A incidência da doença, tal como na medicina humana, tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos.

Como se manifesta a dermatite atópica?

Os animais atópicos têm muito prurido (comichão), lambem frequentemente as patas e friccionam a face no chão. A pele começa a ficar eritematosa (ruborizada) e pode progredir para um estado mais grave com infecção, alopécia (perda de pêlo), seborreia, hiperpigmentação. Os espaços entre os dedos, em torno dos olhos, focinho, axilas, virilhas, são as zonas geralmente mais afectadas. Otites externas e conjuntivites estão presentes com muita frequência em cães atópicos.”

No caso da Naomi, foi um pouco diferente, como é um local onde ela não consegue lamber, só se coçava e não deixava tocar, a explicação da vet, é que são situações que evoluem muito rapidamente (no caso dela de um dia), e alguns donos até pensam que é alguma coisa muito pior. Como também causa dores ela estava muito xoxita e fazia um movimento estranho com o pescoço.

“Como se tratam?

Rapar e limpar as áreas afectadas com soluções antibacterianas adequadas.
-Interromper o ciclo de comichão-coçar, para prevenir a automutilação. A administração oral de medicação é instituída de acordo com as características da lesão.
-Quando há infecção bacteriana secundária, esta deve ser tratada. Em alguns casos é necessário prescrever um antibiótico adequado.”

No caso da Naomi e depois de 7 dias de tratamento, como as melhoras não eram muitas, foi ao vet. Rapar a zona afectada (um verdadeiro filme) para a poder respirar e o tratamento local ser mais eficaz, optamos também por um antibiótico de 12 em 12 horas. Neste momento ela está muito melhor, quase já não tem crosta e já não se chateia muito com os tratamentos.
È curioso que a vet. disse que tinha passado os últimos dois dias a tratar este tipo de problemas.
Resolvi colocar aqui estas informações, porque em 1º lugar é uma situação frequente e que deve ser tratada logo que apareça. Estava lá um Boxer que coitadito, era no corpo todo :O(.

Aproveito já agora para informar que a malta da zona de S.João de Ver (perto de S. João da madeira e da Feira, etc..) podem recorer à Clínica Veterinária Suil Park e à Drª Susana Vidinha e Drª Andreia Amorim, que são umas SANTAS, com muita paciência, atenciosas e cuidadosas, não só com os clientes como com os donos dos clientes, além de que os preços estão dentro do normal.Tel:256 313 409

o artigo foi reterido daqui

0 diga lá:

 
Design by Pocket