"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

15/12/2005

Inacreditável........mas real

15/12/2005
Quinta, 15 de Dezembro de 2005 10:35 h

• BEBÉ EM COMA
Psiquiatra critica actuação institucional

Perante as referências de deficiência mental e violência feitas aos pais da bebé vítima de maus-tratos, o psiquitra Manuel Guerreiro considera incompreensível a actuação institucional neste caso e lança um alerta ao funcionamento das comissões de protecção de menores .
( 20:03 / 14 de Dezembro 05 )

O pai da bebé de mês e meio que está em estado de coma com sinais de violação e maus-tratos foi referenciado no passado pela polícia por suspeita de vários actos de crimes sexuais contra menores. Perante estes dados, o psiquitra Manuel Guerreiro disse, em declarações à TSF, ser incompreensível a actuação institucional neste caso.
«Uma pessoa, neste caso a mãe, por uma debilidade mental muito ligeira que tenha, se ficar junto de outras com um historial de violações das regras legais, de comportamento e sociais desde cedo (há indício de que o pai sofre de perturbação de personalidade), torna-se altamente influenciável», explicou.
Por outro lado, acrescentou, «as pessoas com perturbação de personalidade são, habitualmente, controladoras e influenciadoras».No entender de Manuel Guerreiro, trata-se de «uma situação que tem de ser ponderada, porque é um factor explosivo».
O psiquiatra lançou ainda um alerta ao funcionamento das comissões de protecção de menores.«Algumas comissões têm a vantagem de ter pessoas ligadas à saúde com a noção daquilo que se passa, mas outras não têm, faltando-lhes a parte técnico-científica», avisou.Entretanto, o chefe dos enfermeiros do Hospital de Viseu, Luís Gomes, explicou que no dia 12 de Novembro de 2005 a avó trouxe a criança ao hospital, referindo ter havido desentendimentos familiares graves, considerando, por isso, haver riscos para a criança .
Por este motivo, explicou Luís Gomes, «foi decidido o internamento», sublinhando, no entanto, que «não houve dados vísiveis de maus-tratos».
Sem comentários...

0 diga lá:

 
Design by Pocket