"...nem todos os dias são dias de olhar feliz. Estes dias raramente nos são oferecidos (daí o seu mistério) e quase sempre têm de ser construídos, desenhados, conquistados. Nesta procura do sentir a alma plena dos reflexos doces destes dias de olhar feliz, a vida, a nossa vida, mistura dor e alegria, sofrimento e felicidade, desilusão e sonho, amargura e paixão, choro e riso, ódio e amor. Assim, quando nessa busca constante O vento te rugir e a chuva cair em massa, quando o céu te fugir e sentires o teu amor em desgraça, quando o arco-íris te mentir e a sua recordação ficar laça, lembra-tedo brilho divino que vislumbraste nesta promessa de amor eterno….Lembra-te Que o vento, a chuva, o cinzento do céu, o arco-íris, as tuas lágrimas, as tuas duvidas, todos eles fazem parte do mistério da vida. Lembra-te Como Pessoa, que: “O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério. Único mistério é haver quem pense no mistério.”Aí ergue os teus olhos para o firmamento e procura devagar, em paz, o caminho de regresso ao vosso arco-íris de mãos dadas com o brilho intenso e mágico (quase irreal) da mais nova de todas as estrelas do céu..." LC21/06/97

20/10/2005

O que os nossos amigos, nunca podem comer

20/10/2005

Chocolate
Nunca deve dar chocolate ao seu cão. Por mais inofensivo que pareça, o chocolate é tóxico para o seu cão. Contém teobromina, um alcalóide que os cães não conseguem eliminar rapidamente do sangue, e que por isso pode atingir um nível de concentração tal que se torna extremamente tóxico. Os sintomas de envenenamento por chocolate incluem vómitos, diarreia, urinar excessivamente, batimentos cardíacos muito rápidos e respiração ofegante. Se a quantidade ingerida for muito grande o seu cão pode mesmo morrer por paragem cardíaca. O chocolate preto tem uma quantidade maior de teobromina que o chocolate de leite. O chocolate branco não tem teobromina porque é feito a partir de manteiga de cacau, sendo por isso relativamente inofensivo se ingerido acidentalmente.
Veneno de Ratos
Uma das causas mais comuns de envenenamento nos cães é a ingestão de veneno de ratos, muitas vezes deixado após uma desinfestação ou por alguém que tenha habitado a sua casa anteriormente. O veneno de ratos é muito saboroso e é tão atraente para o seu cão como para os ratos. Tem um componente potencialmente fatal para o seu cão, e a única cura possível é o tratamento com vitamina K. Deve por isso certificar-se que não existem resíduos do veneno na sua casa, e ter um cuidado extremo se for obrigado a aplicar o veneno. È preferível que os seus animais não estejam em sua casa durante o período de aplicação do veneno.
Algumas plantas potencialmente perigosas:
Azáleas e rododendros: podem provocar paragem cardíaca se ingeridas
Filodendro: podem causar náuseas, vómitos. Se as folhas forem ingeridas, o animal pode entrar em choque.
Teixo: pode provocar paragem cardíaca

Se o seu cão gosta de mascar plantas, pode ser um sinal de falta de fibras na sua alimentação. Tente mudar a sua dieta para uma ração rica em fibras vegetais. Se persistir, tente dar ao seu cão qualquer coisa para ele roer, como um osso ou outro artigo apropriado que poderá adquirir numa loja especializada. A solução mais radical? Dê as plantas ao seu vizinho!Alguns cães podem ainda comer os mais variados objectos domésticos como sapatos, pequenos brinquedos, roupa, etc. Muitas vezes só podem ser retirados através de intervenção cirúrgica, por isso é importante que observe o seu animal atentamente e coloque fora do alcance dele items potencialmente perigosos.

Alguns cães por ex, após comerem chocolates podem ter crises hepáticas. Uma substância presente no chocolate denominada teobromina pode provocar intoxicações , aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia cardíaca. Uma overdose de chocolate como seja uma tablete pequena pode provocar convulsões graves, podendo em caso extremo o animal entrar em coma. Os vómitos e diarreia nada mais são que a forma que o organismo encontra para eliminar os produtos nocivos. Para ter uma idéia do estrago, um cachorro de 4 kg pode sofrer uma intoxicação severa com uma barra de 100 gramas de chocolate negro. A teobromina é encontrada em maior quantidade nesse tipo de alimento do que no branco ou no chocolate com leite. O chocolate para consumo humano é gorduroso e contém muito açúcar, que não é metabolizado pelo organismo do animal. O excesso de açucar pode ainda potenciar o surgimento de diabetes.As raças de grande porte costumam ser mais resistentes; os pequenos, como o caniche e o yorkshire são mais propensos a surgirem estas complicações. Mas não é somente o chocolate que se encontra na lista de proibições. O queijo, especialmente a casca de queijos como o flamengo são de todo situações desaconselhadas para se dar aos cães devido à sua composição. De igual forma os nossos restos de refeições devido aos molhos, e temperos como o sal e a pimenta podem ocasionar distútbios gasterointestinais nos animais.

3 diga lá:

Formiguinha disse...

As folhas de louro tb são um veneno mas para os gatos.

Fernanda Carvalho disse...

E consegues evitar que a tua preta maluca não descubra o chocolate e o queijo? Tens de os trancar às 7 chaves, e mesmo assim...
Beijoca
~º(",)º~
Fernanda

Amélia disse...

Custuma-se dizer: "em casa de ferreiro espeto de pau" nós damos de vez em quando uns "mimos" desses e com o consentimento do dono(que é veterinário)!
Já o veneno de ratos mata!

:o) Amélia

 
Design by Pocket